Diversos
Clima
O clima da Finlândia meridional é temperado. Na Finlândia do Norte, e em especial na província da Lapona, domina um clima subártico, caracterizado por invernos frios e ocasionalmente severos e verões relativamente tépidos.
▬ O clima é caracterizado por Invernos frios e Verões quentes, mas as temperaturas no Inverno são moderadas pela influência do Mar Báltico e dos ventos de Oeste que sopram do Atlântico, aquecido pela Corrente do Golfo. A temperatura média anual na capital, Helsínquia, é de 5,3° C.
No Verão, a temperatura diurna mais alta no sul da Finlândia chega a atingir os 30° C.
Durante os meses de Inverno, especialmente em Janeiro e em Fevereiro, as temperaturas de 20 graus negativos não são raras. O clima continental predomina na Polônia, no leste da Alemanha, nas regiões banhadas pelo Danúbio, na Suécia, na Finlândia, nos países bálticos e nas regiões europeias da Rússia.
O clima finlandês é caracterizado por uma grande amplitude térmica anual, sobretudo no Norte, aonde a temperatura no inverno chega a - 30 ºC, enquanto no verão se regista um máximo de 27 ºC (saliente-se que, durante o verão, de maio ajulho, no Norte a latitude é igual ou superior a 66º 33' N, não há noite, fenómeno conhecido por sol da meia-noite).
Nestas mesmas regiões durante o inverno o sol permanece abaixo da linha do horizonte durante 51 dias o que origina anoite polar. Quanto aos níveis de precipitação, estes revelam-se de fraca incidência, limitando-se aos 600 mm anuais. Há a destacar, ainda, um pormenor geográfico: a costa finlandesa do golfo de Bótnia cresce, anualmente, 9 mm, devidoà descompressão dos lençóis gelados sobre aquela região.
Os invernos são frios e chuvosos embora possam chover em todas as estações do ano.
As temperaturas médias no Inverno são de -3ºC ou menos.
As temperaturas médias no Varão são de 10ºC ou mais.
A população está concentrada no litoral do mar