Historia do mármore
Por volta do século V a.C. a arquitetura começou a ser usada para expressar a adoração aos deuses, as conquistas, glórias, poder e riqueza dos povos . Eram essas as idéias dos atenienses ao construir a Acrópole (cidade alta), e dentro dela o Partenon, seu templo mais belo e imponente. Trinta mil toneladas de mármore dedicado a deusa Atenea Parthenos.
O Partenon foi concebido por Fídias, que era uma grande escultor, e projetado pelos arquitetos Calícrates e Ictinos de Mileto. A Acrópole está situada no topo de uma planície sobre um panalto natural, como toda a cidade de antigamente, que procurava se defender de eventuais invasões usando o relevo. Dentro dela haviam sedes administrativas civis e religiosas.
As ruínas mais famosas da Acrópole de Atenas são: Propileu: Portal para a parte sagrada da Acrópole. O Partenon (438 a.C.): templo principal de Atenas. O Erectéion (406 a. C.): templo jônico dedicado aos deuses dos campos, tem o nome de um herói ateniense chamado Erecteu. Templo de Atenas Nica (Nike). No mundo grego , os estilos eram identificados de acordo com as ordens arquitetônicas que regulamentavam toda a obra dos artistas.
Na arquitetura grega nada era arbitrário ou simplesmente decorativo. Em razão do sistema padrão de medidas, até os detalhes que normalmente têm dimensões fixas, como portas e janelas, variavam de proporção em harmonia com o conjunto. As principais ordens são: Dórica: primeira das ordens, mais sóbria. Os dóricos foram um dos primeiros povos a dominarem a Grécia.A parte principal da coluna, chamada fuste, tem de altura 5 vezes o diâmetro e repousa diretamente em cima do embasamento.
O acabamento no alto da coluna (capitel), é simples. Os sulcos (caneluras) têm as extremidades terminando de forma acentuada. Jônica: segunda das ordens, mais