MD-Modelo-Entidade-Relacionamento
Conteúdo Programático Previsto:
Modelagem de dados – definições de entidades, atributos e relacionamentos.
Exercícios para desenvolver a percepção de entidades, atributos e relacionamentos utilizando o DER.
Modelos de Banco de Dados
Um modelo de banco é uma descrição dos tipos de informações que estão armazenadas em um banco de dados1. Para se construir um modelo de dados, usa-se uma linguagem de modelagem de dados. Linguagens de modelagem de dados podem ser classificadas de acordo com a forma de apresentar modelos, em “linguagens textuais” ou “linguagens gráficas”.
As linguagens, também, podem descrever modelos de dados em diferentes níveis de abstração e com diferentes objetivos. Cada representação de um modelo de dados, utilizando uma linguagem de modelagem de dados, recebe a denominação de esquema de banco de dados. No projeto de banco de dados, proposto por Peter Chen, são considerados três níveis de abstração: Conceitual, Lógico e Físico.
Modelo de Dados [Paulo Cougo]:
Modelo Conceitual: define-se como modelo conceitual àquele em que os objetos, suas características e relacionamentos têm a representação fiel ao ambiente observado, independente das limitações impostas pela tecnologia.
1
Modelo Lógico: define-se como modelo lógico àquele em que os objetos, suas características e relacionamentos têm a representação de acordo com as regras de implementação e limitantes impostos por algum tipo de tecnologia.
Modelo Físico: Define-se como modelo físico de dados aquele em que a representação dos objetos é feita sob foco do nível físico de implementação das ocorrências ou instâncias das entidades e seus relacionamentos.
Projeto de Banco de Dados – Carlos Alberto Heuser – Editora Sagra Luzzatto
1. Modelo Entidade-Relacionamento
Definição: modelo baseado na percepção do mundo real, que consiste em um conjunto de objetos básicos chamados entidades e nos relacionamentos entre