HISTORIA DO HOSPITAL DO CANCER
Prevenção e combate ao câncer: esforço de toda a sociedade
A Fundação do Câncer (cancer.org.br) foi criada em 1991, em prol da prevenção e do controle do câncer. É uma instituição sem fins lucrativos que capta recursos e investe em diagnóstico, tratamento, programas e projetos como Transplante de Medula Óssea e de Sangue de Cordão Umbilical, Cuidados Paliativos, Prevenção e Vigilância, Pesquisa, Educação e Ensino em Câncer.
Referência em prevenção, tratamento e controle do câncer em todo o país, a Fundação tem como missão promover ações estratégicas para o controle do câncer em benefício da sociedade e apoiar o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e todas as atividades do Programa Nacional de Controle do Câncer.
O câncer é considerado um problema de saúde pública em todo o mundo e sua incidência cresceu 20% na última década. No Brasil, é a segunda causa de morte por doença. A estimativa do Inca é de aproximadamente 580 mil novos casos em 2014. Em 2011, houve mais de 184 mil mortes pela doença, de acordo com o Inca. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa para 2030, em todo o mundo, é de 27 milhões de novos casos e 17 milhões de óbitos. Os países em desenvolvimento serão os mais afetados, incluindo o Brasil. A doença é uma das grandes preocupações mundiais em políticas de saúde.
Prevenção
Na área de prevenção, a Fundação tem investido na informação e divulgação sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, as chamadas DCNTs, principais causas de mortes no mundo e uma das maiores preocupações do Ministério da Saúde, que atribuiu a elas 72% das mortes ocorridas no país. Essas doenças são adquiridas em decorrência do envelhecimento e da adoção de maus hábitos. O impacto das DCNTs pode ser revertido através de ações de promoção de saúde, melhoria da atenção à saúde, detecção precoce e tratamento oportuno. Os principais fatores de risco destas doenças são o tabagismo, o álcool, o sedentarismo e a alimentação baseada em