Historia do handebol
1. INTRODUÇÃO O handebol é um esporte coletivo criado na antiga Grécia e modernizado por Karl Schelenz em meados do século XIX na Alemanha. Antes o esporte era dedicado apenas às mulheres, com o tempo se modificou e atualmente é praticado por ambos os sexos. Com sete jogadores num ambiente coberto, a prática veio para o Brasil após a Primeira Guerra Mundial por volta de 1920. O esporte se popularizou no resto do país através de São Paulo, o estado precursor que deu origem a primeira federação de handebol no país.
2. O HANDEBOL NO MUNDO
O handebol é mais antigo do que podemos imaginar, existem relatos de um desporto semelhante na antiga Grécia conhecido como urânia e praticado com uma bola do tamanho de uma maçã.
O tempo passou e outros relatos surgiram sobre desportos parecidos pela Europa. Mas foi em meados de 1914 que Karl Schelenz, um professor de educação física, deu origem a uma nova versão para o esporte já criado. Com 11 jogadores, teve as medidas igualadas ao campo de futebol e o tamanho de sua bola reduzida, para poder ser manipulada apenas com uma mão e proporcionar uma maior movimentação na prática do jogo. Além disso, o esporte que era dedicado somente às mulheres passou a ser praticado também pelos homens. Logo surgindo o handebol de campo, que rapidamente se difundiu por toda Europa.
Pelo fato de Karl ter sido um professor de educação física, o esporte se popularizou nas escolas pela facilidade de execução de seus movimentos básicos, onde foi possível implantar o uso da velocidade e a força no arremesso.
Em 1927 foi criada a federação internacional de handebol. Com cerca de 40 países inscritos, o handebol foi incluído nos jogos olímpicos em 1938 e teve a Alemanha como grande campeã da modalidade.
Devido