historia do futebol
O Jogo que florescia desde o século VIII até o seculo XIX nas Ilhas Britânicas, praticado nas formas mais diversas segundo alguns lugares e regiões, se tornou no que conhecemos hoje. Não havia regulamentos e não tinha um numero de participantes definidos e era bastante violento. Também não tinha um tempo de duração definido. O que se sabe é que em 1866, numa partida entre Londres e Sheffield, fizeram um acordo de duração da partida em uma hora e meia.
A categoria de "Futebol Massivo", sem limitação de numero de participantes e sem regras (segundo um antigo manual de Workington, Inglaterra, tudo estava permitido para levar a bola até a meta contrária, com excessao de assassinato e homicidio), pertence, por exemplo, a "Shrovetide Football", que se praticava em alguns centros tradicionais como Ashbourne e Derbyshire, em forma muito menos brusca.
Segundo se crê, este jogo tem origem Anglo-Saxão. Sobre sua primeira aparição, existem várias lendas. Se conta em Kingston-on-Thames e tambem em Chester que uma vez se jogou com cabeça cortada de um Monarca que havia sido derrotado. Em Derby, se busca a origem bem antes: em uma festa depois de uma vitoria sobre os romanos no século III.
Apesar das lendas de Kingston e Chester contra a origem Anglosaxônica não se achou nenhuma menção do jogo na patria dos Anglosaxões no continente dessa epoca e não figura na atiga literatura desse povo, aparecendo apenas antes da conquista da Normandia, em uma pequena fonte celta que menciona o jogo.
Ainda existe outra possibilidade da origem do futebol: Nos primeiros seculos se jogava este tipo de jogo na França, principalmente na Normandia e Bretanha, se praticava um jogo muito similar. Uma forma que os Normandios levaram a luta pela bola a Inglaterra.
Em muitos casos existiam a força e a habilidade que se mostravam em forma turbulenta e caótica, principalmente em rituais de fertilidade que tinham um papel muito importante.
Havia de