SIDA
Este trabalho foi concebido para que ficássemos todos a compreender factos sobre a SIDA. Neste trabalho fala-se sobre vários temas, nomeadamente, o que é a SIDA, sintomas da doença, como se faz o diagnóstico, de que formas se pode contrair a doença, de que formas nos podemos prevenir, viver com SIDA, a SIDA em Angola, onde obter informação e apoio sobre os testes do VIH, estatísticas e números sobre a SIDA.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 A SIDA
A palavra SIDA significa: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, ou seja, é chamada de síndrome porque é constituído por um grupo de sinais e de sintomas. E de imunodeficiência porque o que acontece é que o sistema imunitário fica cada vez mais deficiente, com menos capacidade de resposta ao longo da evolução da doença. Adquirida porque ao contrário de algumas doenças de imunodeficiência que são congénitas, ou seja, os indivíduos já as têm à nascença, esta doença surge depois de uma infecção por um vírus, o vírus VIH.
VIH
O VIH é o Vírus da Imunodeficiência Humana. É um vírus da família dos retrovírus, o que significa que dos 2 tipo de ácido nucleico que podem constituir o código genético: DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico) este vírus é constituído por RNA.
Existem 2 tipos de VIH: VIH-1 e VIH-2
O VIH-1 é o mais frequente em todo o mundo e.
VIH-2 foi inicialmente descoberto em África e é mais parecido com o Vírus da Imunodeficiência dos Símios do que com o VIH-1.
Este vírus o VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns