historia do eletromagnetismo
1 Antiguidade
1.1 Eletricidade e magnetismo
1.2 A importância do eletromagnetismo
2 Século XVI
3 Século XVII
4 Século XVIII
5 Século XIX
6 Século XX
7 Referências
8 Bibliografia
Antiguidade
Nas civilizações antigas, já eram conhecidas as propriedades elétricas de alguns materiais. A palavra "eletricidade" deriva do vocábulo grego elektron (âmbar), como consequência da propriedade que tem essa substância de atrair partículas de pó ao ser atritada com fibras de lã. À parte o desenvolvimento no Ocidente, especula-se que objetos encontrados no Iraque, datados de 250 a.C., seriam usados como uma forma de bateria.
Eletricidade e magnetismo
O magnetismo na Antiguidade era conhecido através do mineral magnetita. Suas propriedades e seu uso eram envolvidos por muito misticismo. Somente no século XVI o cientistaWilliam Gilbert desenvolveu trabalho metódico (De Magnete) sobre as propriedades do magnetismo. Este mesmo trabalho também foi a primeira aplicação do método científico.
Nessa época não era reconhecida a importância da eletricidade associada ao magnetismo. Mesmo no século XIX quando se desenvolveu uma relação entre os estudos desses fenômenos o eletromagnetismo era visto apenas como uma curiosidade e sem fins práticos.
A qualidade de permitir ou não que uma corrente elétrica atravessasse um solenoide em seu devido tempo, fazendo-o pulsar, foi que permitiu aos inúmeros projetos pré-existentes de moto contínuo, adquirirem propulsão própria, tornando possível a industrialização de motores elétricos.
A importância do eletromagnetismo
Os ímãs naturais possuem uma polaridade "teoricamente" eterna e que (uma vez cumprida sua missão de trator)