ELETROMAGNETISMO
O eletromagnetismo é parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas.
Eletromagnetismo
Denomina-se eletromagnetismo a disciplina científica que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria e, em especial, as relações que se estabelecem entre elas.
História
Só na primeira metade do século
XIX um grupo de pesquisadores conseguiu unificar os dois campos de estudo e assentar os alicerces de uma nova concepção da estrutura física dos corpos.
História
Hans Christian Oersted, ao aproximar uma bússola de um fio de arame que unia os dois polos de uma pilha elétrica, descobriu que a agulha imantada da bússola deixava de apontar para o norte, orientando-se para uma direção perpendicular ao arame.
História
Pouco
depois,
André-Marie
Ampère demonstrou que duas correntes elétricas exerciam mútua influência quando circulavam através de fios próximos um do outro.
Ao longo do século XIX, dos trabalhos do inglês Michael
Faraday e do escocês James Clerk
Maxwell, o eletromagnetismo não foi e nem começou a ser considerado um autêntico ramo da física.
Introdução Eletromagnética
Os resultados de suas pesquisas, fundamento da indução eletromagnética, constituem a base do eletromagnetismo.
Outros
postulados enunciam a existência de dois polos elétricos, positivo e negativo, independentes e separados, e de dois polos magnéticos inseparáveis de nomes diferentes
(norte e sul).
Introdução Eletromagnética
Ao aproximar-se um ímã de uma pilha elétrica observa-se uma variação em sua força eletromotriz, que é a medida da energia fornecida a partir de cada unidade de carga elétrica nela contida. Introdução Eletromagnética A unidade de medida de indução é o henry, definido como a grandeza gerada entre dois circuitos dispostos de forma tal que quando num deles a intensidade varia em um ampère por segundo seja induzida no outro uma força eletromotriz de um volt.
Interpretação