ELETROMAGNETISMO
ELETROMAGNETISMO
CURITIBA
MARÇO / 2014
ELIZANGELA FERREIRA DA SILVA DE ANDRADE
ELETROMAGNETISMO
Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial na disciplina de Física, sob orientação do Professor
CURITIBA
MARÇO / 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
Eletromagnetismo 5
História 5
A força eletromagnética 5
O eletromagnetismo clássico 6
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é explicar os princípios básicos do Eletromagnetismo. Embora estes princípios sejam em número reduzido, a gama de aplicações que foram projetadas através de seu uso é enorme. A diversidade de aplicações dos princípios do Eletromagnetismo é igualmente enorme. Basta uma série de exemplos para que isto fique patente: os geradores da usina hidroelétrica de Itaipu, um forno de microondas, a bateria de um carro e um microcomputador com seus circuitos integrados são regidos por um mesmo conjunto de equações que são as bases teóricas do Eletromagnetismo.
Assim, neste trabalho optou-se por analisar o Eletromagnetismo através de uma perspectiva histórica, ou seja, usando o mesmo caminho que pesquisadores como Ampère, Faraday, Lenz, entre outros, trilharam para que os princípios básicos do Eletromagnetismo.
Eletromagnetismo
No estudo da Física, o eletromagnetismo é o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwell para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Esta teoria baseia-se no conceito de campo eletromagnético.
O campo magnético é resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs.
A variação do fluxo magnético resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética,