historia do computador no Brasil
1961 – O Primeiro computador projetado e construído no Brasil.
O Zezinho é considerado o primeiro computador brasileiro, totalmente projetado e construído no país. Foi projetado e construído no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, resultado de trabalho de graduação de quatro formandos da turma de 1961 - Alfred Volkmer, András Gyorgy Vásárhelyi, Fernando Vieira de Souza e José Ellis Ripper Filho - orientados pelo Prof. Tien Wei Chu e seguidos de perto pelo Prof. Darcy Domingues Novo, sob a supervisão do chefe da Divisão de Eletrônica, Prof. Dr. Richard Robert Wallauschek. Além deles, colaboraram com o grupo os funcionários do ITA Moisés de Oliveira Garcia, Vicente Miranda e a Dra. Cláudia Juigné.
1972 – O “Pato feio”.
Em 1968, desejando iniciar pesquisas com sistemas digitais, um grupo de pesquisadores Departamento de Engenharia Elétrica da EPUSP adquiriu um computador IBM 1620 com o objetivo específico de estudá-lo. Este grupo, que se chamou Laboratório de Sistemas Digitais (LSD), constituiu-se com o objetivo de treinar estudantes de pós-graduação no projeto de sistemas digitais e de software. As primeiras teses na área de Sistemas Digitais versaram sobre a integração deste computador com outros sistemas digitais desenvolvidos pelo grupo, como osciloscópios, plotters e outros periféricos. Outros computadores, como um IBM 1130 e um HP 2116 foram adquiridos pelo grupo nos anos seguintes.
Em 1970, como consequência do esforço deste grupo pioneiro, o curso de graduação em Engenharia Elétrica, até então o único oferecido pelo PEL, foi dividido em duas frentes: Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações e Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Digitais, sendo esta última à concretização do “Currículo 70”, idealizado pelo Professor Antônio Hélio Guerra Vieira e ministrado sob responsabilidade do LSD. Foi o primeiro passo da Universidade de São Paulo voltado para o ensino de graduação nessa área da engenharia.