historia do colegio divina providencia em curitiba
O bairro apresenta características culturais históricas como o antigo Cassino do Ahú, que hoje abriga um colégio Divina Providiência, e o clube social Urca. O significado do nome do bairro tem origem na língua tupi e apresenta dois significados: pode ser alimentar-se ou fonte. Os historiadores apontam a segunda opção como a mais coerente para a nomenclatura do bairro, já que é do pátio do colégio citado anteriormente – até então daDivina Providência – que está a nascente de água onde foi instalada uma fonte.
A agora desativada Prisão Provisória do Ahú está localizado no Cabral – ou Juvevê, para alguns - mas, para todos os efeitos, o local é parte histórica do nosso bairro do post. Inaugurado em janeiro de 1909, o casarão era o manicômio judicial da cidade e virou presídio visando substituir o antigo cadeião. No local do presídio existiam as masmorras que permanecem até hoje e poucas pessoas – incluindo diretores que passaram pelo presídio até os seus dias finais – sabem da sua existência.
A referência e a ligação com o bairro eram fortes, tanto que a Avenida Anita Garibaldi era oficialmente Avenida da Penitenciária até 1950. O nome da avenida mudou quando a Penitenciária central do Estado (PCE) foi inaugurada em Piraquara. Foi de dentro do presídio que saíram os primeiros impressos oficiais do governo estadual além de coturnos e uniformes para a polícia.