Musculos do tronco
O tronco é recoberto por músculos grandes e potentes.
Nas regiões onde o tronco se articula aos membros superiores (cintura escapular) e aos membros inferiores (cintura pélvica), as formas superficiais se tornam mais complexas.
A face anterior e superior do tórax é inteiramente recoberta por músculos, com exceção da linha mediana, onde encontramos o osso esterno. Os músculos peitorais se estendem dos ombros e do braço, ao tórax. O tronco masculino possui músculos mais definidos do que o da mulher, pois esta apresenta formas mais arredondadas e mamas mais desenvolvidas.
Os músculos peitorais
Músculo PEITORAL MAIOR
Sua forma lembra a de um leque irregular, apresentando convergência de fibras em direção axilar, abanando o esterno. É um músculo importante no desenho da região ântero-superior do tórax, situado na região do “peito”.
É composto por três partes:
A parte clavicular tem origem sobre a metade medial da clavícula. A parte esternocostal, na superfície anterior do manúbrio, do corpo esternal, e de algumas cartilagens costais. A parte abdominal, na aponeurose do músculo oblíquo externo.
Os feixes musculares dessas três partes, convergem em direção à sua inserção, sendo que a parte clavicular começa a recobrir a parte esternocostal, que recobre, por sua vez, a parte abdominal.
O peitoral maior é mais espesso próximo ao braço, onde se insere sobre a crista do tubérculo maior do úmero, através de um largo tendão. O peitoral maior localiza-se superficialmente no músculo peitoral menor, e parte do músculo coracobraquial. Passa sobre a origem do músculo bíceps braquial e é, parcialmente, recoberto por fibras do músculo deltóide, criando a complexa sutileza desta região, que merece estudo detalhado por parte dos artistas. Sua função é a de aproximar o braço do tronco e girá-lo medialmente. Se o ponto fixo for o úmero, auxilia na elevação do tórax.
Músculo SUBCLÁVIO
Origina-se na primeira costela e em sua cartilagem costal.