historia do calçado
Há evidências ainda que apontam que o sapato surgiu quando foram utilizados dois tipos de couro para a montagem, sendo um mais fino para o cabedal e o outro mais grosso para o solado. Alguns solados eram de madeira. Os cavalos e bois eram os melhores fornecedores de couro para os solados, já o couro de cabra e cachorro serviam para o cabedal.
As sandálias foram os primeiros calçados feitos pelo homem. Cada civilização antiga criou a sua versão, que tinha como base uma sola rija presa ao pé com tiras.
Nos países mais quentes, como no antigo Egito, as sandálias eram mais usadas. Elas eram feitas de palha, tramas de papiro ou fibras de palmeira. Apenas os nobres a usavam. Mulheres e Faraós adornavam seus calçados com jóias. A ponta do solado da sandália egípcia era voltada para cima, para evitar a entrada de areia nos pés.
Em outros países quentes como a Índia, usavam-se sandálias de madeira, várias vezes cobertas com prata ricamente trabalhada. Não usavam couro porque suas crenças proíbem matar vacas. Os africanos fabricavam modelos de enfiar no pé com cabedal colorido. Na China, os calçados eram feitos de madeira, eles foram os criadores do tamanco, que eram muito usados nos campos.
Os incas, povos que viviam no atual Peru e tiveram seu apogeu no século XV, eram hábeis artesãos e produziam tecidos de alta qualidade, e objetos de ouro e prata. Nos pés calçavam sandálias de