História do Calçado
Disciplina: Trabalho Interdiciplinar de Gradução I (TIG I)
Artigo: História do Calçado: uma trajetória de design e ergonomia
Resenha:
Ao longo dos anos a ergonomia passou a ter um papel importante na criação de sapatos, pela necessidade do homem em proteger seus pés.
A proteção dos sapatos aplica alguns aspectos de design como: adequação, aparência e conforto. Alguns dos sapatos mais antigos do mundo são modelos baixos e fechados, cordas trançadas e bem modernos. Segundo o designer de sapatos, Aki Choklat, foi encontrado um sapato com modelo de couro em uma caverna na Armênia, que possuia aparência de um mocassim.
O surgimento da ergonomia na pré-história, começa a partir do momento em que o homem cria objetos que melhor se adaptam aos limites do seu corpo para facilitar suas atividades diárias, e percebemos isso na organização desses primeiros calçados.
Os sapateiros da Idade Média, eram considerados artesãos que dominavam o trabalho com o couro, dessa forma, eles trabalhavam confeccionando calçados sobe medida destinados a classe nobre.
A sandália rasteira foi o possível primeiro modelo de calçado criado, o texto ainda afirma que os egípicios foram os primeiros sapateiros (1.500 a.C), seguindo pela Grécia (500 a.C). Os sapateiros eram considerado profissionais importantes na Roma Antiga que passavam horas em seu atêlier.
No decorrer do texto podemos observar os temas históricos sobre a evolução do calçado desde a origem até a produção em massa, em seguida podemos ver que o Brasil é um mercado pouco explorado e cheio de problemas ergonomicos.
Ainda vemos a exploração sobre do sistema de numeração de calçados, separando em masculino, feminino e infantil. É citado que a evolução da indústria de calçados foi contada por meio de avanços tecnológicos de materiais e no desenvolvimento de máquinas específicas em sua produção. Desde então o sapateiro, como era conhecido antigamente, começa a desaparecer dando lugar aos designers de calçado