Historia do Brasil Colonial
.O vídeo de Boris Fausto utiliza o tema Brasil Colonial de forma muito clara, podemos transcorrer no período abortando os principais elementos do início da formação de nosso país.
.Começa nos mostrando o pioneirismo das expansões marítimas de Portugal e sua importância como monarquia centralizada na Europa, custeando diversas expedições. Nos mostra também que a condição geográfica de Portugal era favorável para tais excursões a essas expedições que tinham como objetivo procurar metais preciosos e especiarias.
. Pedro A. Cabral em uma dessas excursões chega a uma terra desconhecida, dando a ela o nome de Terra de Vera Cruz, mas Boris Fausto nos deixa uma reflexão, teria sido o Brasil descoberto por Cabral? Ou a ocupação indígena antes da chegada dos portugueses desmistifica todo esse conceito de descobrimento, sendo que já havia pessoas habitando o lugar?
Com o desbravação desse novo lugar, Portugal consolidou suas forças, trazendo consigo sua cultura e seus costumes e extraindo da terra suas riquezas.
Com receio das invasões estrangeiras ao seu novo território, o Brasil é subdividido em grandes faixas de extensão chamadas de Capitanias Hereditárias, doados principalmente a nobres da Coroa Portuguesa.
A plantação de açúcar foi uma das mais rentáveis atividades do período, devido à baixa mão de obra houve a exploração dos índios e o início do tráfico de escravos oriundos da África.
O Brasil do século XVII tinha sido pouco explorado, os portugueses limitavam-se somente ao litoral, nesse período Boris nos relata sobre a miscigenação dos povos, um grande encontro de raças.
Nascidos em São Paulo, os Bandeirantes exploravam o Brasil adentro atrás de ouro, encontrado o metal em abundância na região hoje conhecida como Minas Gerais.
No século XVIII houve uma grande imigração vindo de Portugal devido a descoberta do ouro, o Brasil tinha seu território bastante conhecido e desbravado pelo portugueses. Nessa mesma época