Historia do Brasil Colonial
(Portugal no Século XV antes da colonização)
O fato que deu para que Portugal consegui-se se tornar pioneira nas grandes navegações ao ocidente seria pelo fato de que:
Portugal conseguiu se tornar rapidamente uma monarquia
A coroa tinha recursos para bancar estes tipos de navegações
As técnicas aprendidas pelos italianos
A localização de Portugal na Península Ibérica
Pela invenção da caravela, um barco pequeno leve e que pode navegar contra o vento
Os principais objetivos de Portugal no ocidente eram:
O espírito de aventura
Em busca de matérias primas e especiarias
Uma nova rota para as índias
Com essas habilidades e esses objetivos que deviam ser cumpridos uma viagem ao desconhecido o fidalgo Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500 chegou ao litoral baiano em Porto Seguro do qual batizou de Ilha de Vera Cruz que significava Terra da Verdadeira Cruz ou Terra da Santa Cruz. Veja agora um pedaço da Carta de Pero Vaz de Caminha:
“E assim seguimos nosso caminho, por este mar de longo, até que terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram 21 dias de abril, topamos alguns sinais de terra, estando da dita Ilha -- segundo os pilotos diziam, obra de 660 ou 670 léguas -- os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho, e assim mesmo outras a que dão o nome de rabo-de-asno. E quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves a que chamam furabuchos.
Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz!” – Carta de Carta de Pero Vaz de Caminha
(Carta disponível no site http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/carta_caminha.htm acessado 15/11/2014 )
Durante muitos anos o Brasil foi considerado como um “ponto de parada” para depois seguir viagem para as índias até