Data Mining
Eduardo Da Silva Costa Junior
Data Mining
Tupã
2013
Eduardo Da Silva Costa Junior
Guia De Apresentação De Trabalhos Acadêmicos: Sistemas De Informação Da Faccat
Referencial teórico apresentado ao Professor Airton, para obtenção de nota do curso de Sistemas de Informação das Faculdades FACCAT, sob a orientação do professor Airton.
Tupã
2013
O que é Data Mining?
Conhecido também como mineração de dados. Sua função principal é a varredura de grande quantidade de dados a procura de padrões e detecção de relacionamentos entre informações gerando novos sub-grupos de dados. Usado comumente em grandes bancos de dados. Por enquanto podemos pensar que Data Mining é como um agregador e organizador de dados.
A formação de sub-grupos de dados é feito pelo Data Mining através da execução de algoritmos capazes de conhecer e aprender mediante a varredura dessas informações. Baseado em sistemas de redes neurais, esses dados são examinados e pensados, gerando uma nova informação associativa com outros dados. A formação de estatísticas também é uma de suas funções. Números estatísticos são gerados trazendo resultados comparativos e levando a uma tomada de decisão inteligente.
É gigantesco o resultado desse processamento, uma das mais fortes é a formação de hipóteses e principalmente regras de dados a serem apresentados ao usuário. Falaremos como isso é exibo um pouco mais pra frente.
Ao pé da letra, Data Mining é uma mineração de dados, uma análise projetada com o objetivo de vasculhar uma grande quantidade de dados. Na maioria das vezes, são dados relacionados a negócios, empresas, mercado e pesquisas científicas.
O Data Mining busca padronizar sistemas e subconjuntos de dados. Segue três etapas básicas:
Exploração
Construção de modelo
Definição de padrão
Validação e verificação
Popularmente, o Data Mining tem sido considerado uma ferramenta de gerenciamento de