HISTORIA DO BRASIL 1
DISCIPLINA: HISTORIA DO DIREITO BRASILEIRO
ALUNO: CESAR MONTEIRO DE CARVALHO JUNIOR.
Caso concreto
Semana 1
Respostas:
a) Quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Common Law e quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Civil Law? Porquê?
R: Flávio defende a tese usada pelos adeptos da Civil Law, porque acredita que a principal fonte do Direito é a Lei, produzida pelo Poder Legislativo, sendo ele caracterizado pelo imperativo da escrita e organizado em códigos, aqui sendo as interpretações secundárias.Já Aline, esta defendendo a tese usada pelos adeptos da Common Law, porque entende que o Direito se baseia nos precedentes proferidos pelo Poder Judiciário, onde os casos são analisados, principalmente,de acordo com outros semelhantes. Tendo a Jurisprudência maior interferência e relevância em um julgamento presente do que uma norma produzida por um legislador.
b) Por que se usa a denominação "sistema romano-germânico"?
R: O sistema jurídico romano-germânico, que, em oposição ao fenômeno inglês da common law, é denominado pelos britânicos de civil law, formou-se na Europa continental, a partir do século XIII d.C., e, ainda hoje, conserva essa região como seu principal centro. Provem dos princípios e regras dos antigos direitos romano e canônico, os quais, foram associados aos costumes dos povos germânicos que definitivamente ocuparam a Europa central após o século V d.C., formaram um conjunto elaborado de normas jurídicas que estão na base dos ordenamentos dos países direta ou indiretamente influenciados pelas nações do continente europeu.
c) Qual dos sistemas se vincula a tradição jurídica portuguesa e, por conseqüência, a tradição jurídica brasileira?
R: Civil Law. Por que Brasil e Portugal têm como sua fonte principal de direito a lei.
Questão objetiva
R: Letra C, a I é uma proposição verdadeira a II é uma proposição falsa.