Educação de Jovens e Adultos - Anhanguera Letras
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS
TAMIRES OLIVEIRA FERREIRA - RA: 9748442988
Teoria Literária
Teorias do Letramento
Direitos Humanos
Educação de Jovens e Adultos no Brasil
Tutora Elizângela Jara
CAMPINAS/UNIDADE 1 2015
Introdução
O Desafio Profissional do segundo semestre do curso de letras aborda a Educação de Jovens e Adultos no Brasil (EJA). A partir da história de Lídia, uma graduanda em letras que se interessa em exercer seu magistério nessa área, seguindo os passos da mãe.
Para aprofundar seus estudos, ela decidiu pesquisar sobre a história da EJA no Brasil e seu desenvolvimento ao longo dos anos. Além de entrevistar professores e alunos que se formaram através do projeto, para conhecer na prática quais são os desafios que tanto os mestres quanto os estudantes enfrentam e os sucessos que encontram.
Por fim, com todas as informações históricas e depoimentos, será possível realizar um panorama da EJA no passado e no presente, verificando sua importância social, analisando os problemas e possíveis soluções.
.
História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
O primeiro momento no qual foi registrada a educação de jovens e adultos foi logo no inicio da colonização, onde os jesuítas transmitiam seus conhecimentos para os índios. Isso ocorreu entre 1549 a 1760.
Em 6 de setembro de 1878, o imperador Carlos Leoncio de Carvalho assinou o decreto nº 7.031-A, que instituía o curso noturno de instrução primária a todas as pessoas do sexo masculino e maiores de 14 anos. Porém, mesmo com esta lei, de acordo com o IBGE, em 1910, mais de 11 milhões de pessoas com mais de 15 anos, não tinham acesso ao direito de ler e escrever.
Em 1945, o presidente Getúlio Vargas, assinou o decreto nº 19.513 em 25 de agosto, no qual havia a regulamentação de valores do auxílio federal para a educação primária de jovens e adultos analfabetos.
Em 1947, o Ministério da Educação e Saúde realizou a primeira