Historia ditadura
O golpe militar de 31 de março de 1964 levou os militares a assumir o controle da vida política brasileira. Com a saída de João Goulart tinha assumido interinamente a Presidência da República Ranieri Mazzilli, presidente da Câmara. Pouco depois disso foi formada uma junta militar formada por chefes militares das três Armas passou a compor o Comando Supremo da Revolução que ocupou o poder.
2) O que foi o Ato Institucional?
Em 9 de abril foi decretado o Ato Institucional (AI-1) que deu início ao regime de exceção que vigorou no País durante duas décadas. Os parlamentares tiveram seus mandatos cassados e centenas de pessoas foram atingidas por aposentadorias compulsórias. Houve reformas no meio militar e intensas perseguições políticas.
3) O que aconteceu com a oposição?
Tentava-se eliminar de todas as formas, eliminar as possíveis oposições ao regime militar que se implantava. Foram cassados os direitos políticos de João Goulart, Jânio Quadros, Leonel Brizola, Miguel Arraes e Luis Carlos Prestes, com a intenção de desarmar a oposição. Pouco depois Juscelino Kubitschek também perdia seus direitos políticos. Começou uma intensa perseguição a líderes sindicais e estudantis, intelectuais e jornalista.
4) Quem foi o primeiro presidente militar?
A 15 de abril de 1964, assumia a presidência Humberto Alencar Castelo Branco, o primeiro presidente militar. Considerado representante de uma linha moderada entre os militares, ele dizia que ia defender uma volta rápida à vida democrática após a realização de algumas reformas que julgava necessárias.
5) Conforme a promessa do presidente Humberto Alencar Castelo Branco, a democracia voltou?
Não foi isso que aconteceu. Após a promulgação de uma nova Constituição em 1967 a Presidência foi ocupada pelo marechal Artur da Costa e Silva, identificado com a chamada linha dura. A ditadura militar atingiu seu ápice durante a Presidência de Emílio Garrastazu