Historia da ditadura militar
Erick Gabriel Alencar Silva
Ditadura Militar
São Paulo 2014
Ditadura Militar
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, desaparecimento de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
Como aconteceu a Ditadura Militar?
O ponto principal para o acontecimento da Ditadura militar foi o Golpe Militar de 1964, ocorrida na época do governo de Jango, João Goulart. Jango era vice de Jânio Quadros, que em 1961 renunciou ao cargo de presidente. Jango tinha ideias esquerdistas, e o povo temia um golpe comunista. Foi aí que o povo e militares foram às ruas, em grandes acontecimentos, como a Marcha da Família. No decorrer do tempo, as tensões e pressões a Jango aumentavam e o medo de estourar uma guerra civil era grande. Sendo assim, João Goulart fugiu para o Uruguai. Sem ninguém para ocupar o poder de presidente, os militares o tomaram.
O golpe militar de 1964
A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organização popular e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Vale lembrar, que neste período, o mundo vivia o auge da Guerra fria.
Os partidos de oposição, como a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD), acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser o responsável pela carestia e pelo desabastecimento que o