Uma história política da transição brasileira: da ditadura militar à democracia
Enviado por Adriano Codato
1. Resumo
2. Introdução: questões de terminologia e periodização
3. Um modelo de análise
4. A história política da transição brasileira
5. Algumas variáveis de análise política
6. A dinâmica da abertura política no brasil
7. Uma democracia autoritária?
8. Referências bibliográficas
RESUMO
O artigo trata da história política brasileira do golpe político-militar de 1964 ao segundo governo de Fernando Henrique Cardoso. Escrito sob a forma de um resumo explicativo, três temas unificam a narrativa sobre a transição do regime ditatorial-militar para o regime liberal-democrático: o militar, o político e o burocrático. Procura-se estabelecer inferências causais entre o conteúdo, o método, as razões e o sentido da mudança política a partir de 1974 e a qualidade do regime democrático na década de 1990. A explicação destaca a necessidade de se analisar dois espaços políticos diferentes, mas combinados: as transformações no sistema institucional dos aparelhos do Estado e as evoluções da cena política. Conclui-se que as reformas econômicas neoliberais não apenas prescindiram de uma verdadeira reforma política que aumentasse a representação, e de uma reforma do Estado que favorecesse a participação. As reformas neoliberais tiveram como precondição o arranjo autoritário dos processos de governo herdados do período político anterior.
Palavras-chave: política brasileira (1964-2002); regime ditatorial-militar; transição política; democracia; neoliberalismo.
ABSTRACT
A political history of the Brazilian transition: from military dictatorship to democracy
This article discusses Brazilian political history, from the military-political coup in 1964 through Fernando Henrique Cardoso´s second presidential term. Written in the form of an explanatory summary, three themes are joined in a narrative on the transition from a military dictatorship to a liberal