HISTORIA DE RONDONIA
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos mostrar Sobre o Sitio arqueológico de Rondônia, isso nos mostra que teve sim um tipo de cultura e outros povos nestas terras tipos de manejos, de agricultura que nos traz curiosidade neste trabalho vamos conhecer mais sobre o trabalho do Iphan.
SÍTIO ARQUEOLÓGICO
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por meio da Superintendência em Rondônia, vem realizando desde 2008 o acompanhamento das atividades de pesquisa e resgate arqueológico na Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, um dos empreendimentos realizados pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O empreendimento, instalado no rio Madeira, em Porto Velho, seguiu os trâmites do licenciamento ambiental, realizando as pesquisas relativas ao patrimônio arqueológico e submetendo os relatórios parciais regularmente para avaliação pelo Instituto. Para Beto Bertagna, Superintendente do Iphan em Rondônia “as pesquisas, ainda em andamento, já revelaram novos horizontes culturais para o Estado de Rondônia. Neste sentido, a Superintendência do Iphan continuará a fiscalizar, deliberar e promover o patrimônio histórico e arqueológico inserido dentro da área da Usina de Santo Antônio, bem como dos demais empreendimentos instalados no Estado, mantendo seu papel institucional, salvaguardando a Memória Nacional e corroborando para com a contínua formação da identidade cultural brasileira.”.
RESGATE
As pesquisas na UHE Santo Antônio identificaram 58 sítios arqueológicos, sendo 43 pré-coloniais e 15 sítios históricos. Por sítio arqueológico pré-colonial, entende-se que são aqueles anteriores ao processo de colonização, ou seja, no caso brasileiro, anteriores ao ano de 1500. Todavia, os sítios identificados como posteriores a 1500 e que neles, necessariamente, tenham ocorrido processos de influência européia, são