Objetivo da Contabilidade
Pode se conceituar o sistema de informação como aplicativos que ajuste e organize os dados da empresa e os transformem em informações geradas em relatorios.
A contabilidade portanto, pode ser para um individuo, pessoa física , havendo necessidade por um volume de negócios ou jurídica, para uma empresa com ou sem fins lucrativos, ambos com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. São usuários: acionistas, credores em geral e emprestadores de recursos, integrantes do mercado de capitais. Usuarios secundários são os administradores da entidade e o fisco.
informação de natureza econômica deve ser sempre entendida dentro da visão que a Contabilidade tem do que seja econômico em largos traços, podemos afirmar que os fluxos de receitas e despesas (demonstração do resultado, por exemplo), bem como o capital e o patrimônio, em geral, são dimensões econômicas da Contabilidade, ao passo que os fluxos de caixa, de capital de giro, por exemplo, caracterizam a dimensão financeira.
Informação de natureza física complemento aos valores monetarios, deverá incluir, na medida do possível, mensurações de natureza física tais como: quantidades geradas de produtos ou de serviços, número de depositantes em estabelecimentos bancários, e outras que possam permitir melhor inferência da evolução do empreendimento por parte do usuário.
Informação de natureza de produtividade compreende a utilização mista de conceitos valorativos (financeiros ) e quantitativos (físicos) como, por exemplo: receita bruta per capita, depósitos por clientes etc.
As informações de natureza econômica e financeira, ainda assim, constituem o núcleo central da Contabilidade. O sistema de informação, todavia, deveria ser