historia de feira de santana
Prof. Monitor -
Centro Universitário Leonardo da Vince – UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0215)
11/12/12
RESUMO
Neste trabalho pretende-se emfatizar à origem de Feira de Santana, assim como: a fazenda dos Olhos D’água a história de Feira e de seus participantes que fizeram parteda construção e do crescimento da Princesa do Sertão. A história de Feira de Santana com personagens que tornaram-se marco histórico para essa localidade que vem crescendo com o deselvolvimento economico sendo uma das cidades mais ricas do interior da Bahia, onde foi originada de uma fazenda Santan dos Olhos D’água. Feira de Santana teve sua origem com o Morgado de São José das Itapororocas seu nome primitivo nos meados do século XVII.
Palavras-chave: Feira de Santana; história; Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
Uma cidade do interior da Bahia, que acolhe todas as pessoas que por aqui passam. Há muitos anos vivem nessa região, um casal de portugueses chamado Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão. Eles residiam numa fazenda e nela construíram uma capela em louvor a São Domingos e Senhora Santana. Nessa fazenda passavam muitos boiadeiros e vaqueiros que colocavam seus animais para beber água e descansar e, aproveitavam para descansar na rede.
Com o tempo a população foi aumentando e a feira livre foi crescendo, as casas comerciais foram surgindo, vários comerciantes que vinham comerciar na vila fixaram moradia. O tempo foi passando e a povoação foi crescendo. Foi então qye o governo elevou o povoado à Vila em 1833. A vila continou a crescer sirgiram ruas, lojas etc. ao lado da feira-livre cresceu uma feira de gado que chegou até a ser uma das maiores do Brasil.
Os comerciantes que ali passavam faziam suas casas cobertas de palhas e paredes de barro amassado o peiso era de terra batida com cimento, as casas eram iluminadas com luz de vela e lampião ou candeeiros de querosene a gás.
2 FEIRA DE SANTANA -