Historia de Portugal
PORTUGAL NA PENÍNSULA IBÉRICA
(Séc. XII, XIII e XIV)
A Península Ibérica foi habitada desde os tempos pré-históricos. Inúmeros vestígios testemunham essa presença.
Mas no 1.º milénio a.C. (antes de Cristo) podemos já assinalar a presença de vários povos que aqui habitavam, por testemunho escrito de alguns historiadores que lhes fazem referências.
Os povos ibéricos, no Séc. III a.C.
Nos finais do séc. III a.C. (ano 218 a.C.), os Romanos invadiram a Península Ibérica e, a pouco e pouco, foram submetendo os povos peninsulares.
O seu domínio prolongou-se por cerca de seis séculos, influenciando e transformando a maneira de viver dos povos ibéricos.
Inúmeros vestígios, deixados por toda a parte, nos dão testemunho da sua presença e da sua acção civilizadora. Da sua língua, o latim, derivou o português.
Foi também durante o seu domínio que se difundiu o Cristianismo, de tal modo que, nos finais do séc. IV, todas as regiões da Península Ibérica se encontravam cristianizadas.
No início do séc. V, os povos Bárbaros invadiram e destruíram o Império Romano (do Ocidente). De entre os povos que vieram para a Península Ibérica importa referir os Suevos e os Visigodos.
Mas os Visigodos, nos finais do séc. VI, derrotaram os Suevos e passaram a dominar toda a Península Ibérica.
Com a sua conversão ao Cristianismo, estabelece-se uma certa unidade entre todos os habitantes.
No séc. VIII (711) dá-se a última grande invasão. Os Muçulmanos invadem a Península Ibérica, que dominam quase completamente.
Os cristãos (Visigodos), derrotados, refugiam-se no Norte, na zona montanhosa das Astúrias, onde organizam a resistência aos Muçulmanos.
É a partir das Astúrias que os cristãos vão tentar recuperar todas as terras perdidas, lutando contra os Muçulmanos.
A este movimento damos o nome de Reconquista Cristã. A reconquista prossegue lentamente, com avanços e recuos, consoante a sorte das