Historia de Portugal
As respostas são da minha autoria
1. Caracterize o processo de Reconquista e a afirmação política de Portugal no contexto peninsular do século XII.
A Reconquista é o nome dado para o processo de retomada por parte dos cristãos da Península Ibérica, que ficou por séculos sob ocupação muçulmana e durou oito séculos. Durante a Idade Média, o embate entre cristãos e muçulmanos tornou-se muito extremo constantemente. Os líderes religiosos do Cristianismo apelaram para as Cruzadas convocando os seus fiéis a combater os muçulmanos que ocupavam a região. Deste modo, Portugal foi beneficiado através das condições que se criaram e permitiram a unificação como Estado Nacional. Houve também a participação de ordens religiosas e militares, das quais se destacou a presença e atuação dos Cavaleiros da Ordem dos Templários.
Em 1125, D. Afonso Henriques armou-se a si próprio cavaleiro e tinha como ambição concretizar o desejo do seu pai D. Henrique: tornar o Condado Portucalense independente do reino de Leão e Castela.
Nesta altura, D. Teresa mantinha uma relação amorosa com um fidalgo galego que prejudicava a ambição de tornar o Condado Portucalense independente. Por isso, apoiado por alguns nobres portucalenses, D. Afonso Henriques revoltou-se contra a sua mãe.
Em 1128, D. Teresa é derrotada na batalha de S. Mamede por D. Afonso Henriques, que passa a governar o Condado Portucalense. Então D. Afonso Henriques passa a ter duas lutas: luta contra D. Afonso VI para conseguir a independência do Condado Portucalense e a luta contra os Muçulmanos para aumentar o território para sul.
2. Justifique o percurso e as ambições de Afonso Henriques que conduziram à formação do Reino de Portugal.
Como referi anteriormente, D. Afonso Henriques tinha como grande ambição concretizar o desejo do seu pai D. Henrique: tornar o Condado Portucalense independente do reino de Leão e Castela. E nada nem ninguém o deteve, e estrategicamente, passo a passo, durante