História de Portugal
Portugal é um país europeu com cerca de 10 milhões de habitantes residentes e com cerca de 5 milhões de emigrantes espalhados pelo mundo. Portugal, como República Portuguesa, tem como moeda o euro (€). A língua falada é o Português tal como nas ex-colônias.
País do Sudoeste da Europa, situado na parte ocidental da Península Ibérica, faz fronteira a norte e a este com a Espanha e a sul e a oeste é banhado pelo oceano Atlântico. Sua capital é Lisboa.
Dependendo da região e da época do ano, Portugal oferece muito sol, sendo um destino ideal para umas férias descontraídas. Portugal tem um clima temperado marítimo, com verões quentes e invernos úmidos, sofrendo influências continentais e também por parte do Atlântico e do Mediterrâneo.
Portugal possui duas regiões autônomas, que são os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
A cultura portuguesa assenta num passado que remonta à época pré-histórica e foi fortemente influenciada por uma diversidade de povos e costumes ao longo dos anos. As eras das invasões romanas e árabes, bem como as sociedades que as precederam, deixaram os seus vestígios e um eclético legado cultural e arqueológico visível em todo o território português.
RESUMO DA HISTÓRIA DE PORTUGAL
Portugal é uma das mais antigas nações da Europa, existindo como país há mais de 8 séculos. Sujeito às mais variadas e regulares invasões, o país recebeu uma variada sucessão de habitantes ao longo dos séculos, que ajudaram a moldar o espírito do país que hoje conhecemos.
A presença humana no território remonta ao paleolítico e ao mesolítico, dos quais se podem ainda ver inúmeros vestígios, sendo os túmulos funerários coletivos os mais abundantes (Palmela, Cascais e Alapraia - próxima do Estoril).
A presença celta também deixou traços profundos no povo português, bem como inúmeros vestígios. As invasões deste povo datam de V e IV a.C. e o exemplo, talvez o mais notório da sua passagem seja a Citânia de Briteiros, uma misteriosa cidadela de