Historia de chapeco
Colégio Dinâmico
Centro de Educação Monteiro Lobato
Aluno: Eloiza V. X. de Oliveira
Professora: Tina Zardo
Série: 2º Ano
Título da Pesquisa: Pesquisa sobre o município de Chapecó
Introdução
Veremos a seguir, um pouco da história do município de Chapecó – a Capital do Oeste Catarinense como é conhecida, mostrando suas características territoriais, primeiros colonizadores, tradições da nossa região, as primeiras comercializações, sua fundação e as primeiras indústrias a se instalarem no município.
Como o município de Chapecó é conhecido e como se formou
Hoje o município de Chapecó, é conhecido como a “Capital Brasileira da Agroindústria”, o título faz jus ao nome, sendo que duas das principais Agroindústrias brasileiras, estão instaladas no município. Boa parte dos fabricantes de equipamentos para agroindústrias, concentram-se em Chapecó. Além disso, é realizada a cada 02 anos, a 2ª maior feira de exposições do mundo neste segmento – a Mercoagro.
A colonização Chapecoense, até então habitada somente por índios (região oestes), se deu pela necessidade dos Desbravadores explorarem os recursos naturais da região. Na época, o Pinheiro (Araucária) era abundante e era retirado das florestas, para ser comercializado na Argentina, sendo transportado por balsas nas épocas de cheias do rio Uruguai.
Área do município
Hoje, o município de Chapecó conta com aproximadamente, 625.600 km². Tendo como vizinhos ao norte, os municípios de Coronel Freitas e Cordilheira Alta. Ao sul, o rio Uruguai fazendo a divisão dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao Leste, Seara, Xaxim, Arvoredo, Itá e Paial. E ao Oeste, Guatambú, Planalto Alegre e Nova Itaberaba.
Data de criação do Município
Com a povoação dos primeiros Desbravadores na região de Chapecó, a oferta de terras e trabalho, chamou a