Chapecó, a força do oeste
Disciplina: Português
Professora: Vânia
Turma: 301
Série: 3ª
Andrisi Pinheiro
Juliano Luiz Schmitz
Paulo Henrique Santana
Chapecó
2013
INTRODUÇÃO
Chapecó é um município brasileiro localizado a oeste do estado de Santa Catarina. Tem como uma de suas fronteiras - ao sul - o Rio Uruguai, que define o limite entre nosso estado e o Rio Grande do Sul. Possui uma população estimada em 198.188 habitantes e uma área de 626.060 km2.
Tem um IDH de 0.790, 67º do Brasil e 12º de Santa Catarina. É considerada a capital brasileira da agroindústria e capital catarinense de turismo de negócios. Desde 2007, é uma região metropolitana brasileira com 25 municípios dentro de sua abrangência.
Muitas coisas chamam a atenção nesta cidade. Feiras com importância nacional, como a EFAPI, que movimentam milhões de reais em volume de negócios. Possui também lugares tidos como cartões postais da cidade, como o monumento do Desbravador e a praça central Coronel Bertaso. Tem infraestrutura completa com um dos maiores aeroportos do interior do país e um centro de eventos equipado com teatro e palco para apresentações simultâneas. No esporte se destaca com a Chapecoense que é uma das paixões de todos os habitantes.
Isso é pouco se compararmos outros fatores que podemos encontrar nesta amável e hospitaleira cidade. A seguir mais detalhes poderão ser observados para entender porque todos tem orgulho de viver aqui.
UM POUCO DA HISTÓRIA
Há uma suposição quanto ao surgimento do nome da cidade. Muitos afirmam que “Chapecó” teria origem kaingang, e significa “de onde se avista o caminho da roça”. À parte a ocupação da região por povos indígenas (kaingang e guaranis), acredita-se que os primeiros exploradores a percorrer o oeste catarinense tenham sido bandeirantes paulistas, ainda no século XVII. De qualquer forma, até meados do século XIX conclui-se que a região era pouco explorada.
Necessitando