historia das ordens
AS ORDENS GREGAS E O TEMPLO
MARINGÁ
2014
INTRODUÇÃO As ordens nasceram da arquitetura religiosa grega a partir de uma composição de elementos construtivos, sendo compostas pela base, coluna e entablamento. Para que um edifício pertença a certa ordem, este deve seguir uma série de regras, assim, as diferentes construções são identificadas por essas características e não pelo edifício em si.
O desenvolvimento da arquitetura grega se deu a partir das ordens clássicas, onde este se fez o centro arquitetônico clássico, servindo como base pelas civilizações. Mas, as ordens surgiram uma a cada vez, aonde primeiramente se estabeleceu a ordem dórica, posteriormente à jônica e por último a coríntia, sendo todas resultadas de uma evolução arquitetônica e mistura multicultural.
1. ORDEM DORICA A ordem dórica surgiu na Grécia Continental, por volta de 600 a.C.. Esta tem como característica um aspecto sóbrio, maciço e pesado, compreendendo assim a forma do homem. Possui formas geométricas, com uma decoração quase que ilusória, e como não possui qualquer tipo de base, a coluna é assentada diretamente sobre o estilóbato. O fuste tem uma aparência robusta e apresenta caneluras em aresta viva, sendo que o capitel é composto pelo ábaco e eqüino, que são extremamente simples e geométrico, com formato de almofada, assim, toda essa estrutura acaba simbolizando a imponência e a solidez.
1.1. DESENHO DA ORDEM DORICA
2. ORDEM JONICA
A ordem jônica surgiu na Jónia em torno do século VI a.C.. Distingui-se da ordem dórica em relação às proporções de seus elementos e na decoração da coluna e do entablamento por ser mais abundante e como suas dimensões e formas possuem características mais esbeltas, traduzem a forma da mulher. Ao contrário da primeira ordem, esta se assenta numa base, e seus fustes com caneluras semicilindricas e sem possuir arestas vivas são mais longos, delgados e em maior número. Seu capitel