Historia da tv gazeta
Muita expectativa foi criada em torno do nascimento da TV Gazeta. Em 1970, o Brasil perderia uma de suas emissoras mais expressivas, a TV Excelsior. Na época, a Fundação Cásper Líbero era comandada por Octávio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira, donos do Grupo Folha e também sócios na Excelsior (descendente dos barões de Itaboraí e de Itambi. Era casado com Dagmar de Arruda Camargo, posteriormente Dagmar Frias de Oliveira.). Por causa dessa relação, muitos equipamentos que eram empregados pelo canal 9 paulistano foram emprestados para o futuro canal 11, que, por isso, acabou por ganhar o apelido de “canal 20″ (ou seja, 9+11).
Finalmente em 25 de janeiro de 1970 entrava no ar a TV Gazeta que, como dizia seu primeiro slogan, apresentava-se como “A Imagem Viva de São Paulo”. Por se tratar de uma emissora pertencente a uma Fundação com forte atuação educacional, a programação inicial do canal 11 tinha o “Show de Ensino” como um de seus principais destaques, juntamente com Joelmir Betting e o seu “Informação e Finanças – a Multiplicação do Dinheiro”.
Sobre o Fundador
Nascido na cidade de Salto/SP, Cásper é considerado o primeiro jornalista-empresário do Brasil. Mesmo após ter sido mal sucedido em algumas iniciativas, como a criação da primeira agência de notícias do Brasil (a Agência Americana), Cásper Líbero aceitou o desafio de assumir, em 1919, um jornal que estava fadado ao fim: era o vespertino “A Gazeta”. Em pouco tempo, o jornalista modernizou o parque gráfico e inseriu novidades como, por exemplo, a criação de suplementos temáticos. Faziam sucesso segmentos como a “Página Feminina” (uma das primeiras inciativas em transformar a mulher em leitora de jornal), “A Gazeta Magazine” e “A Gazeta Infantil” (mais tarde conhecida como “Gazetinha”). Um desses suplementos deu tão certo que acabou ganhando vida própria em 1947: “A Gazeta Esportiva”.
Cásper Líbero morreu num acidente aéreo no Rio de Janeiro. Pouco antes, o jornalista, que não possuía