A criança é um grande pensador
“Se a criança é levada a busca do seu material, a fazer sua própria elaboração, a se expressar argumentando, a buscar fundamentar o que diz, a fazer uma critica ao que vê e lê, ela vai amadurecendo como sujeito capaz de uma proposta própria.”
Em uma entrevista do educador Pedro Demo, ele fala sobre a criança em busca de uma educação antiga e nos dias de hoje, uma educação reconstrutiva.
Defensor da educação reconstrutivista sustenta que o nível educacional atinge quando aparece um sujeito capaz de propor e questionar, para o incentivo e elaborar a capacidade de cada aluno.
O professor junto o aluno tem que despertar a curiosidade e incentivar a elaboração própria no acompanhamento do conhecimento, é indispensável não falar em novas tecnologias.
Pedro Demo fala que as tecnologias ajudam os alunos no desafio de pesquisar um espaço de aprendizagem virtual, mas não vão salvar a Pátria. Ele diz que prefere o tema reconstrutivista é culturalmente mais plantado- ou seja, a gente não produz conhecimento totalmente novo. Mas sim partimos do que já está construído, o que está disponível, diante do que refazemos reelaboramos diante da realidade.
A importância da pesquisa é um processo educacional, independentemente do nível de ensino. Primeiro é necessário distinguir a pesquisa como principio cientifico. Na pedagogia devemos trabalhar como o modo educativo, não como construção de técnica do conhecimento. É uma educação questionadora onde o individuo tem o saber do pensar.
Estamos em uma educação de ter história própria e não copiada, em que permita o sujeito a participar de uma sociedade.
Outra maneira é que precisamos de informação e de formação de professores mirante a transmitir conhecimento, mas absolutamente necessário para o aluno em um processo reconstrutivo, ser orientador e avaliador do aluno. Distinguir que o aluno é capaz de propor e questionar.
Como pesquisa o aluno do ensino infantil e fundamental busca seu