televisão
Um Inventário da Programação Infantil
Lara Maria - lara_maria@uol.com.br
Orientador: Prof. Dr. José Salvador Faro.
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Curso de Pós-Graduação em Comunicação Social
São Bernardo do Campo, 2000
Dissertação apresentada em cumprimento parcial às exigências do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da UMESP-Universidade Metodista de São Paulo, para obtenção do grau de Mestre
A televisão, desde sua criação, vem ocupando um espaço cada vez maior na vida das pessoas, tornando-se quase imprescindível, visto que permite a ligação do indivíduo com o mundo. Vários são os fatores que determinam sua programação, e a busca pelos diversos segmentos a serem explorados é uma constante.
A partir de nossas leituras, bem como da participação em discussões, seminários e congressos, percebemos uma lacuna nos registros sobre os programas infantis, embora alguns destes já tinham sido fonte de análise. Por isso, o propósito de nossa pesquisa foi inventariar os programas televisivos produzidos especificamente para o público infantil.
Pesquisamos os programas infantis veiculados nas emissoras de televisão com sinal aberto na cidade de São Paulo, desde as extintas TVs Tupi, Excelsior, Paulista e Manchete, como também as emissoras em funcionamento, TVs Record, Globo, Cultura, Bandeirantes, CNT/Gazeta, SBT e a recente Rede TV!.
Os programas pesquisados foram aqueles elaborados no Brasil para o público infantil. Desta forma, não foram considerados os desenhos animados ou enlatados veiculados durante a apresentação dos programas.
Para realizar a pesquisa, escolhemos o método histórico-descritivo. Utilizamos como recurso materiais fornecidos pelas emissoras, depoimentos de pessoas que participaram dos programas infantis (diretores, elenco, produção etc.), pesquisa na programação publicada no jornal O Estado de S. Paulo, através de consultas disponibilizadas no Arquivo do Estado de São Paulo, durante os