Linguagem
Docente MARILIA GOMES GODINHO
ATIVIDADE AVALIATIVA I
Aluna: Jéssica Francine Franco Gimenes
Matrícula: 0200113668
Organização da educação sob o procedimento da administração educacional
Os teóricos que defendem que os procedimentos administrativos a serem adotados na escola devem ser os mesmos adotados na empresa ignoram a obtenção de lucros fornecidos pela produção de bens materiais no caso do sistema empresarial e ignoram a existência de complexidades e especificidades por parte dos alunos comparados aos bens matérias na escola; Visando apenas na administração, organização, padrão, ou regras de uma empresa ou instituição. Esses teóricos argumentam que os problemas existentes em uma escola estão relacionados com a má aplicação das técnicas administrativas.
Dessa forma conclui se que a defesa desses teóricos não favorece a administração escolar, pois esta relação não prioriza acompanhar a educação aplicada a todos os alunos, estando estes predispostos a complexidades e suas dificuldades.
As causas e motivos da não existência de um sistema de ensino eficiente no Brasil para Saviani são: a estrutura da sociedade de classe, que dificulta uma práxis intencional coletiva; as diferentes posições de grupo em conflito, que dificultam a definição de objetivos; o problema do transporte cultural, que significa a importação da cultura de outros países, sem levar em conta a concreticidade da sociedade brasileira. A insuficiência teórica dos educadores, que muitas vezes os tornam vitimas dos modismos, impedindo a formação de um verdadeiro espírito crítico.
Para se construir um sistema de ensino efetivo será necessário a implementação de profissionais qualificados com formação critica, política e consequentemente o conhecimento adquirido pelos alunos através do aprendizado ou disciplina aplicado pelos professores.
O envolvimento e a participação da comunidade no processo decisório das instituições