Historia da quimica - resenha
Trabalho apresentado à disciplina História da Ciência, do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química da UEPA – Universidade do Estado do Pará. Professor: Diego Marchado.
MARABÁ - PA
2009
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS COM HABILITAÇÃO EM QUÍMICA
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
PROFESSOR: DIEGO MARCHADO.
06 MAIO 2009
CLEUZIVAN CAETANO BARBOSA
RESENHA: DOS ELEMENTOS AO ÁTOMO
VIDAL, Bernard. Os conhecimentos da matéria na pré-história e na antiguidade (I). In: __ Historia da Química. Lisboa: Edições 70, 1992. Cap. 1, p. 9-18.
Bernard Vidal lançou outras obras da qual, A pequena história do preservativo/Vincent Vidal; pref. Bernard Kouchner; trad. Glória Marreiros. 1ª ed. Porto: Campo das letras, 1998.
O capítulo é constituído de dois tópicos, sendo o primeiro “as tradições da química pratica”, abordando o fogo é sua utilização, a metalurgia e a química domestica. Na segunda parte com as “concepções teóricas dos filósofos gregos” abordando as teorias dos elementos e a teoria atômica. As teorias orientam as investigações para novas descobertas. Aspectos práticos e aspectos teóricos mais não fazem que caminhe lado a lado. Na antiguidade, a tradição técnica e a tradição intelectual teórica encontravam-se profundamente dissociadas. Ao artífice a manipulação pratica, ao filosofo a especulação intelectual. No domínio da arqueologia graça aos métodos de investigação desenvolvido e aplicados por esta ciência foi possível encontrar e estudar certos documentos de química técnica; podendo agrupá-los em três pólos principais: a utilização do fogo, a metalurgia e finalmente as preparações de química domestica. O fogo representava sem duvida uma das mais antigas descobertas químicas, e é aquela que mais revolucionou a vida do homem. Pois era