Resenha - química uma história volátil (episódio 3: o poder dos elementos)
Episódio 3: O Poder dos Elementos
“O sonho de transformar Chumbo em Ouro foi o que motivou os primeiros alquimistas. E a obscura corrida para criar bombas atômicas foi uma alquimia moderna.”
Mas será que a ambição pelo descobrimento de novos elementos além dos conhecidos na Tabela, foi algo que trouxe só coisas negativas?
Tendo em vistas, o grande passo que demos desde o começo da química com os alquimistas, até atualmente onde já conseguiram criar seis novos elementos sintéticos, a evolução foi benéfica, pois se não estudarmos os novos elementos nunca poderemos entender a historia do universo.
Há sim prejuízos destas buscas, muitos que serão marcados para sempre na historia, com o caso do bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, mas foram estas buscas que levou ao entendimento, por exemplo, que o Urânio apesar do elemento mais pesado da Tabela, deu origens a elementos que não conseguimos encontrar na natureza.
Esta descoberta poderia ser dita que teve inicio quando Henri Becquerel descobriu que o Urânio era um elemento radioativo. Este fato nos levou a uma brilhante cientista, Marie Curie, que apesar de seu laboratório precário conseguiu descobrir dois novos elementos radioativos, Polônio e Radio através da Uraninita.
Outro grande marco nesta busca veio com Lise Meitner, que através da fissão nuclear, com cálculos precisos percebeu que uma pequena massa era convertida em energia. E foram estes, que ajudaram muitos outros cientistas a entender, descobrir e começar a corrida as Bombas Atômicas.
Assim pode-se dizer que os créditos ao entendimento sobre os Poderes dos Elementos, vieram com a ajuda de grandes cientistas, mas principalmente com as brilhantes descobertas de Curie e Meitner.
E até hoje cientistas tentam levar a Tabela Periódica ao seu limite, abrindo caminhos para onde físicos venham se tornar os novos