Fatores ecologico
Fator Ecológico é todo elemento do meio capaz de agir diretamente sobre os seres vivos, pelo menos em uma fase de seu ciclo vital. E são divididos em duas partes que são fatores bióticos e abióticos. Fatores bióticos: Os bióticos são os seres vivos e sua influência direta ou indireta. Considerando fatores ecológicos bióticos, as relações ecológicas podem ser classificadas em: intra-específica- relação que ocorre entre os indivíduos de mesma espécie; inter-específica- relação que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes; harmônica- relação em que nenhum dos organismos é prejudicado; desarmônica- relação em que pelo menos um dos organismos é prejudicado. Fatores Abióticos:
Os fatores abióticos são componentes não vivos que influenciam na vida dos seres vivos presentes no ecossistema. Através dos fatores abióticos os seres vivos fazem adaptações para seu desenvolvimento: compreendem os fatores climáticos, Edáficas e a composição química da água.
Principais fatores ecológicos abióticos:
A luz, a temperatura e a salinidade são os principais fatores ecológicos dos ambientes marinhos enquanto que nos ambientes terrestres, os principais fatores são: a luz, a temperatura, e a água.
Temperatura – é o estado calórico de um corpo e pode ser medida por um termômetro. É importante para os seres vivos, tanto para o seu metabolismo quanto para suas atividades gerais.
Luz-
A luz é um fator ecológico fundamental por atuar no processo fotossintético, responsável pela produtividade dos ecossistemas; atua também pela intensidade, tipo de radiação, direção e duração em diversos processos biológicos.
Água –
Entra na composição das células de todo ser vivo, está presente em todos os processos metabólicos, é o solvente universal; tem papel fundamental na temperatura corporal dos homeotermos, na regulação do clima do planeta e na distribuição dos seres vivos na biosfera.
Nutrientes-
Necessários para o crescimento e reprodução dos seres vivos, são eles