historia da psicologia
A memória de longo prazo envolve informações que foram retidas por intervalos de apenas alguns minutos ou de uma vida inteira (tais como a recordação da infância, por um adulto). É um deposito com capacidade ilimitada que pode manter informações por períodos longos... essas informações podem permanecer na MLP por uma vida toda.
INTERAÇOES IMPORTANTES ENTRE A CODIFICAÇAO E A RECUPERAÇAO OCORREM NA MEMORIA DE LONGO PRAZO.
Memória ( dr. drauzio varela)
Roberto Godoy, médico neurocirurgião com vasta produção científica publicada
Analisando a memória quanto ao tempo de armazenamento das informações, pode-se classificá-la em memória de trabalho, memória de curto prazo e memória de longo prazo.
A memória de longo prazo é a que retém de forma definitiva a informação, permitindo sua recuperação ou evocação. Nela estão contidos todos os nossos dados autobiográficos e todo nosso conhecimento. Sua capacidade é praticamente ilimitada.
Não há uma estrutura ou uma determinada porção do cérebro reconhecidamente depositária de informações, embora se acredite que o lobo temporal esteja envolvido com a memória dos eventos do passado. Entretanto, são conhecidas várias estruturas cerebrais envolvidas com a aquisição e o processo de armazenamento de dados.
MECANISMOS DA MEMÓRIA
Ainda não se conhece definitivamente o mecanismo, ou os mecanismos, pelo qual o cérebro adquire, armazena e evoca as informações.
Não obstante, alguns modelos são propostos para explicar essa função do cérebro humano.
O primeiro dos modelos propostos, tem como base a atividade elétrica cerebral. Assim, a informação seria guardada em circuitos elétricos, ditos reverberantes. Evidência desse mecanismo é obtida pela existência de conexões neuronais recorrentes, ou seja, por ramificações da célula nervosa (neurônio) que voltam ao seu próprio corpo, reestimulando-a. É possível que esse mecanismo esteja presente na manutenção das informações nas memórias de trabalho e