historia da psicologia
ALUNA: SABRINA DE ALMEIDA DUTRA
1 – Exemplifique Algumas Diferenças Entre O Estruturalismo E O Funcionalismo.
ESTRUTURALISMO: Foi fundado por Eduard Titchener e tinha como objetivo da Psicologia, a consciência, utiliza o método de introspecção, e para ele mente é diferente de consciência, pois mente é o conjunto de experiências através da vida e consciência é a experiência aqui e agora. Para ele a psicologia deve ser vista como uma ciência pura e todos esses estudos eram relatados em seus manuais.
FUNCIONALISMO: A Psicologia é uma ciência aplicada, ocorre uma ruptura com o modelo de psicologia do século XIX, o papel da psicologia é estudar a consciência e sua função na adaptação do homem ao meio, a consciência é um fluxo indivisível , os funcionalista são os grandes inimigos dos estruturalista, pois ele começam a dar funcionalidade a essa psicologia , deixa de ser ciência pura para aplicada, aplicada aos problemas cotidianos e a sociedade, começa a cobrar essa aplicabilidade , a psicologia começa a virar mercadoria que pode ser comprada e consumida e com isso a introspecção passou a ser mais uma forma , mais um método de se aplicar a psicologia. O funcionalismo tem como intuito de adaptar o homem ao meio, a sua função.
2- Por que Watson abandona o conceito de consciência em seu Projeto de Psicologia Cientifica? Cite algumas características de sua Psicologia?
Ele abandona , a consciência , pois adota o comportamento pela vantagem que este é observável, portanto passível de estudo cientifico.
Contra o objeto interior, passa a ser, o comportamento (respostas exteriormente observáveis a estímulos) e contra o método introspetivo que passa a ser o método experimental.
Método experimental – isolamento de variáveis e observação de dois ou mais grupos com apenas uma variável distinta entre eles, e confrontar o comportamento dos vários grupos.
Uma só Psicologia, não há diferença entre Psicologia humana e Psicologia