Usinagem
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
POR USINAGEM
Ribeirão Preto
2013
FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
POR USINAGEM
Ribeirão Preto
2013
Sumário
1. DEFINIÇÃO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO POR USINAGEM
2. TORNEAMENTO
2.1 TORNO UNIVERSAL
2.2 PARTES E COMPONENTES DO TORNO UNIVERSAL
3. FRESAMENTO
3.1 FRESAS
3.2 FRESADORAS
4. APLAIANAMENTO
4.1 PLAINAS
5. FURAÇÃO
5.1 FURADEIRAS
5.2 ESTRUTURA DE UMA FURADEIRA
5.3 BROCAS
5.4 TIPOS DE BROCAS
5.5 BROCAS ESPECIAIS
6. RETIFICAÇÃO
6.1 RETIFICADORAS
6.2 RETIFICADORAS PLANAS
7. INOVAÇOES/ MÁQUINAS CNC
1. DEFINIÇÃO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO POR USINAGEM
As primeiras tentativas do ser humano para dar formas aos materiais se iniciaram no fim da pré-história, a partir da necessidade de se produzir armas e ferramentas que o homem desenvolveu novas habilidades.
Em 700 anos a. C. o metal mais usado era o ferro, quase todas as ferramentas eram feitas desse material, sem tratamento especial nenhum. A partir do século XVII surgiram novas técnicas para melhorar o processo de fabricação do ferro que garantiam um material mais preparado, o aço.
Estudos mais aprofundados sobre a usinagem iniciaram-se somente no início do século XIX e em 1900, o americano F. W. Taylor descobriu o aço rápido, determinando um passo marcante no desenvolvimento tecnológico da usinagem.
Nesta mesma época surgem as máquinas movidas a vapor, fazendo com que o trabalho do homem fosse extremamente facilitado. Agora, o homem podia trabalhar o metal com um esforço mínimo necessário.
Surge então o conceito de usinagem: Processo de fabricação que promove a retirada de material da peça por cisalhamento. A porção de material retirada por esse processo é chamado de cavaco.
(porção de material da peça retirada