historia da psicologia
Médicos e psicólogos são responsáveis pelo mapeamento cerebral, seus objetivos e descobrir os enigmas do cérebro e as funções mentais, mas a onde se processa a solidão?
O sentimento de solidão que tão comum a quem sofre de depressão é localizável?
A solidão quase sempre esta ligado ao quadro de transtorno de humor, a depressão. Podemos disser que a depressão funciona como fator determinante ou funciona como consequência dentro do quadro de solidão. Porem não havia sido descoberto, em que local a solidão se apresenta processada no cérebro até que ponto ele afeta a saúde.
Um grupo de pesquisadores da área da saúde da universidade de Chicago analisou 23 estudantes do sexo feminino por meio de ressonância magnética, assim seria possível tentar relacionar a solidão com o transtorno de humor, a conhecida depressão.
Então foram apresentadas as estudantes, imagens de situações desagradáveis, como conflitos humanos, também de situações agradáveis, como pessoas felizes, tudo para remetê-las ao um sentimento de ansiedade, depressão, tristeza e desânimo. Nesta pesquisa foi verificado que pessoas, mas sociáveis a região do cérebro Estriato Vental ficou, mas ativa quando elas observavam imagens de pessoas em situações agradáveis. O mesmo não ocorreu nos cérebros de pessoas solitárias.
As regiões do cérebro conhecida como Estriato Vental e fundamental para o comportamento adaptativo do aprendizado e é ativada por estímulos que os psicólogos especialistas em comportamento chamam de recompensa primária (como a comida) e recompensa secundária (como o dinheiro). A convivência social e o amor também podem ativar a região.