Historia da psicologia
A autora diz: ("Uma coisa é certa: a preculpaçao com o interior do homem e com o ambiente esta sempre presente".) Vivemos em um mundo de transformações rápidas, onde a crise de identidade era própria da adolescência, se generaliza por todas as fases da vida.
"Sem tempo para parar e pensar.” Cada vez mais nos distanciamos ou aproximamos apenas das pessoas por interesse, nos tornamos vitima das doenças psicossomáticas.
Agora a psicologia e tratada como ciência, a ciência que estuda o comportamento.
No capitulo, O homem: um ser especial Maria Luiza vem nos mostrar que o estudo do homem e extremamente difícil. E que ao nascer ele já encontra uma sociedade complexa.
Nos seres humanos não podemos dizer que somos seres instintivos, necessitamos passar por um processo de aprendizagem. Seres humanos possuem reflexos,necessidades e impulsos.
Maria Luiza vem nos mostrar a importância na linguagem (o homem não seria capaz de fazer cultura e nem de pensar sem a linguagem)
Sem a linguagem não haveria esse meio social, processo de trocas características básicas no nosso aprendizado. As palavras dos outros torna as nossas palavras também.
O mecanismo do comportamento, a autora inicia o porquê e como se comporta o homem. O nosso comportamento depende das necessidades físicas,psíquicas e sociais.Algumas necessidades já nascemos com ela outras aprendemos na sociedade, o nosso desenvolvimento é um processo de ajustamentos,nos devemos atender a uma serie de necessidades internas.e ao mesmo tempo nos temos q ser impostos e limitados.
Conflito, frustração e ansiedade, Maria Luiza diz ("Muitas vezes, e por múltiplas causas, não podemos ser satisfeitos") Nos contrariamos por algum motivo, e sentimos completamente frustrados. A frustração e classificada em Demora,Contrariedade e Conflito.
Conflito e quando nos vemos em situações de duas exigências onde podemos