HISTORIA DA PSICOLOGIA - livro resumo
Psicologia experimental. Busca do conhecimento através de experimentos.
Edward Titchener
Psicólogo inglês, discípulo de Wundt, Inaugurou a ESCOLA DE PSICOLOGIA DENOMINADA ESTRUTURALISMO.
Principais contribuições: Fundador do estruturalismo
Objeto de Estudo: Experiência consciente como dependente do individuo que a vivencia. Subjetividade humana.
Método da Introspecção: Auto relato do ser humano com objetivo de descrever os elementos da consciência a partir da experiência sensorial. Traz a tona o que é interno.
Wundt e Titchener utilizavam do método da Introspecção, mas possuem algumas diferenças na sua aplicação: WUNDT OBJETIVO
QUANTITATIVO TITCHENER
SUBJETIVO
QUALITATIVO
Wundt utilizava o método da introspecção objetivo e quantitativo, porque condicionava pessoas para a realização de testes por no mínimo 1000 horas para obter o relato imediato, aplicava métodos das ciências exatas e das ciências naturais à psicologia, o método era quantitativo porque ele verificava por meio da matemática os dados para comprovar, já que no meio cientifico quanto mais objetivo e quantitativo é a pesquisa mais “valido” é considerado.
Titchener utilizava de forma subjetiva e qualitativa, subjetiva porque passava pela interpretação das pessoas em que ele realizava os testes, há uma diferença entre elas, e colhe as sensações. Qualitativo, porque descrevia os elementos em forma de qualidade (ex.: brilho). Dizia que o objetivo da psicologia não pode ser estudado pelas ciências exatas, pois não é exato, não se quantifica.
Ambos tinham como estudo os elementos da consciência através da introspecção. Elementos ou conteúdo da consciência, mas:
Para Wundt, a organização dos elementos se deve pela apercepção (conhecimento, organização de forma voluntaria). Logo mais deixa de lado os elementos da consciência para comprovar esse voluntarismo.
Para Titchener considera a experiência consciente como dependente