Comparativo de sistema hidraulico
2.1. PVC
FIGURA 1: Tubos PVC
FONTE: Hidráulica Sorocaba
Esse material foi utilizado a primeira vez em 1835, em um laboratório na Alemanha, pelo cientista Justus Von Liebig.
Anos depois em 1912, foi descoberto pelo químico alemão Fritz Klatte a sua produção em maior escala, que não era maior pelo fato da sua estabilidade térmica não ser estável. Isso causou uma parada nas pesquisas, assim dando frente para as empresa pesquisassem mais e investissem no produto.
Esses estudos apenas deram resultados no final da década de 1920, mais precisamente em 1929 quando começou a ser produzido em escala comercial. Os primeiros produtos de PVC foram fabricados nos Estados Unidos, na Inglaterra apenas uma década mais tarde começou sua produção.
Já na America do Sul o PVC apenas começou a ser distribuído na década de 1950. Sua fabricação começou na Argentina também nessa época. A empresa Eletroclaro, hoje a Solvay Indupa do Brasil iniciou sua produção de PVC em 1956.
O segundo termoplástico mais usado em todo mundo é o PVC, sua demanda é superior a 35 milhões de toneladas segundo dados do ano de 2005, sendo sua produção máxima de 36 toneladas por ano. Do total produzido 21% foi consumido na America do Norte com o pais em ênfase sendo Estados Unidos, 20% utilizado na China, 18% em países da Europa Ocidentas e apenas 5% no Japão. Apenas o Brasil foi responsável pelo consumo de 2% da demanda mundial do PVC.
Segundo dados mundiais o consumo de PVC no Brasil é de 4,0 Kg/hab/ano, uma media baixa comparada com outros países. (Nunes at al, 2006).
Existe muitas vantagens que evidencia o uso o PVC na construção civil no Brasil, sendo uma delas, a sua produção que não passa de Etano cerca de 40% da mistura e o Cloro os outros 60%. O cloro é extraído do sal de cozinha (cloreto de sódio) e o etano é um composto do petróleo. É desses dois componentes é feito o PVC, tornando um material durável, resistente, durável, higiênico, resistente a corrosão