ATPS Analise
Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando inclusivamente a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).
Todo investidor busca a otimização em 03 (três) aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção.
A análise de investimentos é um conjunto de técnicas que nos permite a comparação entre resultados obtidos, com diferentes possibilidades de investimento para a tomada de decisão, que envolvam o direcionamento de recursos financeiros, dentro da organização.
Dessa forma, analisaremos o investimento a ser realizado.
Citaremos 3 tipos de investimentos:
• Investimentos Públicos – São recursos disponibilizados pelos governos e entidades públicas em geral, não tem por objetivos gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais.
•
Investimentos Privados – São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
•
Investimentos Mistos – São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas. Neste investimento a empresa tem por objetivo gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário.
Os principais tipos de investimentos são:
Fundos de Investimentos - são condomínios de investidores que se unem para melhores condições de negociação, é uma comunhão de recursos financeiros, captados de pessoas físicas e/ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Isto é, os recursos de todos os investidores de um fundo de investimento são utilizados para comprar bens (títulos