Historia da odontologia
1 PASSADO DA ODONTOLOGIA 8
1.1 Histórico no Brasil e no Mundo 8 1.2 EVOLUÇAO 9 1.2.1 Antiguidade 9 1.2.2 Idade Média 9 1.3 DIFICULDADE DA EPOCA PARA A PRATICA 10
2 PRESENTE DA ODONTOLOGIA 10
2.1 ULTIMOS 50 ANOS 10 2.1.1 ODONTOLOGIA COMO PROFISSÃO 10
3 FUTURO DA ODONTOLOGIA 11
3.1 O QUE SE ESPERAR DA ODONTOLOGIA 11 3.2 AVANÇOS TECNOLOGICOS 11 3.3 RECENTE ESPECIALIZAÇOES 12
4 CÉLULAS TRONCO 12
CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERENCIAS 14
INTRODUÇÃO
Como em toda profissão, a Odontologia também possui suas peculiaridades no tocante ao seu desenvolvimento, sendo de fundamental importância à explanação desses pontos a fim de possibilitar a compreensão do atual posicionamento da profissão, bem como o entendimento e elucidação de seus problemas.
PASSADO DA ODONTOLOGIA
1 Histórico no Brasil e no Mundo
História da Odontologia no Brasil. A Odontologia praticada no século XVI, a partir da descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500, restringia-se quase que só as extrações dentárias. As técnicas eram rudimentares, o instrumental inadequado e não havia nenhuma forma de higiene. Anestesia, nem pensar. O barbeiro ou sangrador devia ser forte, impiedoso, impassível e rápido. Os médicos (físicos) e cirurgiões, diante tanta crueldade, evitavam esta tarefa, alegando os riscos para o paciente (possibilidade de morte) de hemorragias e inevitáveis infecções. Argumentavam que as mãos do profissional poderiam ficar pesadas e sem condições para intervenções delicadas. Os barbeiros e sangradores eram geralmente ignorantes e tinham um baixo conceito, aprendendo esta atividade com alguém mais experiente. Em 1728, na França, Piérre Fauchard (1678-1761) com seu livro: Le Chirugien Dentiste au Traité des Dents, revoluciona a odontologia, inovando conhecimentos, criando técnicas e aparelhos, sendo juntamente cognominado "o pai de Odontologia Moderna".