ODONTOLOGIA NA PRÉ-HISTÓRIA
INTRODUÇÃO
Assim como em toda a profissão, a Odontologia possui suas peculiaridades e transformações. Com uma larga trajetória que teve início na Mesopotâmia, ganhando logo em seguida o velho Egito, Grécia e parte da Europa transpôs também o Oceano Atlântico até chegar a América. Nesse longo percurso de alguns milênios, foi recebendo, afluentes importantes, que ajudaram a Odontologia a evoluir e enfim chegar ao que é hoje. Mas para possibilitar a compreensão do atual posicionamento da profissão é necessário entender como tudo começou.
DESENVOLVIMENTO
A Odontologia, conhecida como Arte dentária por seus primórdios, nasceu na Pré-História, porém seu registro mais antigo foi encontrado na Mesopotâmia. É um texto sumeriano (5000 - 3500 aC), denominado "Lenda do verme", descoberto nas cercanias do Vale do Eufrates . Geralmente a história diversifica esses achados pelas diferentes civilizações com a descoberta do Código de Hamurabi (2300-2250 aC), todos com referências a problemas dentários e terapêuticas diversas indicadas.
Nessa época a odontologia foi definida como uma ciência concebida pelos Deuses onde o enfermo era considerado pecador possuído por espíritos maléficos e a enfermidade nada mais era que a ira dos Deuses ofendidos, resultado do mal ou do pecado cometido.
A anamnese consistia em investigar qual a falta que havia sido cometida ( diagnostico), conhecer as intenções dos Deuses no caso ( prognostico) e estabelecer a conduta a seguir com o enfermo ( tratamento).
Segundo os antigos, o sol curava todas as enfermidades, inclusive as afecções dentárias. Também os gregos primitivos adoravam o sol, sendo Apolo, o deus Sol, sua divindade. Na igreja Católica, Polônia, ou Santa Apolônia é a imagem à qual se rende tributo para as dores dentárias.
A arte dentaria passou a existir então a partir das primeiras dores de dente, sendo puramente instintiva. As primeiras posições de