SF S FSD F
Urubatan Medeiros
Doutor (USP) – Professor Titular do Departamento de Odontologia Preventiva e
Comunitária UERJ/UFRJ
Coordenador da Disciplina de Odontologia Preventiva – UFRJ
Resumo de Aula
Introdução
1 – Equilíbrio Saúde/Doença
• A doença resulta de um desequilíbrio entre os agentes patológicos e o ser humano;
• A natureza e extensão do desequilíbrio dependem da natureza e características do hospedeiro humano e dos agentes causais;
• As características do agente e do hospedeiro e sua interação estão diretamente relacionadas e dependem, grandemente, do meio-ambiente físico, social, econômico e biológico.
2 – O meio-ambiente tem papel importantíssimo na causação das doenças e serve para fazer a aproximação entre certos agentes e o hospedeiro e influenciar suas características e inter-relações.
3 – Alguns fatores estão diretamente relacionados e influenciam o meio ambiente. São fatores físicos, biológicos, mecânicos e químicos.
4 – Fatores físicos: Deficiência ou excesso de luz, ruído, umidade, temperatura, eletricidade, radiações, etc...
5 – Fatores Biológicos: vírus, bactérias, protozoários, parasitos, animais daninhos, ervas irritantes, ervas venenosas, etc...
6 – Fatores mecânicos: traumatismos, pressão atmosférica (aumentada ou diminuída); 7 – Fatores químicos: substâncias orgânicas ou inorgânicas em estado sólido, líquido ou gasoso e com efeito irritante ou tóxico;
8 – História Natural da Doença: Toda condição de saúde e doença no ser humano tem sua origem em outros processos, antes mesmo que o próprio ser humano seja envolvido.
9 – História Natural da Doença: três períodos específicos
• Período de Pré Patogênese
• Período de Patogênese
• Sequelas
10 – Período de Pré Patogênese:
É a interação preliminar dos fatores relacionados com o agente potencial, o hospedeiro e o meio-ambiente na produção da doença.
11 – Fatores hereditários, sociais e econômicos, ou do meio-ambiente podem estar criando